0
Seu carrinho está vazio
Blog

História do caminhão: conheça brevemente a sua história

Publicado em 18.03.2022 |

Essenciais para a vida, eles são responsáveis pela distribuição, transporte e logística de basicamente tudo o que vemos, usamos e tocamos. O caminhão se tornou a peça fundamental na história da humanidade.

Tudo começou com a invenção do motor a combustão interna. Essa invenção se refere a uma máquina térmica que transforma sua energia proveniente de uma reação química em energia mecânica. Sua criação aconteceu no século XVIII, período em que acontecem as transições e introduções dos processos de manufatura. Dessa forma, o motor a combustão era capaz de tracionar mais vezes o peso que um cavalo de carga poderia fazer. Na época, o transporte de cargas era bastante comum, porém todo ele era feito através de tração animal.

No ano de 1895, o alemão Karl Benz desenhou e projetou o primeiro caminhão conhecido na história, que usava o motor de combustão interna. Ainda no mesmo ano, Benz modificou o projeto a fim de criar o primeiro ônibus motorizado da história.
No ano seguinte Gottlied Daimler criou outro veículo de carga a combustão interna. O caminhão tinha um motor ciclo Otto (não movido a diesel, mas sim a gasolina), de 4 cavalos e dois cilindros. Tinha duas marchas na frente e uma atrás. Sua capacidade de carga era de 1,5 toneladas. Foi vendido no dia 1° de outubro de 1896 para o British Motor Syndicate Ltd, na Inglaterra.

Após o primeiro caminhão ser lançado, a evolução deles foi rápida e eficaz, fazendo com que em poucos anos a potência dobrasse, mas ainda eram uma peça única. O primeiro implemento acoplado a uma unidade tratora foi registrado nos Estados Unidos.
Enquanto isso, o escocês Alexander Winton viu sua produção de carros crescer rapidamente nos EUA, não sendo possível entregar as unidades em localidades distantes. A necessidade o fez criar uma solução que inovou o mercado. Foi criado uma espécie de carroça/ plataforma, mas ao invés de ser acoplada em um cavalo, era acoplada em um veículo já motorizado, o caminhão. Em menos de um ano, além do uso próprio, já vendia seu “implemento” para outras empresas.

Depois disso, a evolução e a necessidade de carregar cada vez mais cargas fizeram com que chegássemos ao que temos atualmente, uma indústria em pleno vigor, que já está passando para uma nova era, a era dos motores elétricos e que usam energia limpa. É o próximo capítulo desta história.

historias caminhoes

Heróis da Estrada e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.