A lona de freio do caminhão é peça fundamental de segurança. Elas são responsáveis por gerar atrito com os tambores ao reduzir a velocidade do veículo, sendo que a frenagem do meio irá depender desse componente. De acordo com a composição da peça, a lona de caminhão pode apresentar maior resistência aos atritos e altas temperaturas.
Abaixo separamos algumas dicas para que você entenda o momento ideal de realizar a troca ou a manutenção da lona de freio do seu caminhão.
Quando é o momento ideal para realizar essa troca?
Veículos pesados precisam de uma atenção especial nesse sentido. Por vezes, alguns motoristas ficam resistentes em questão de realizar a troca ou não, porém, a manutenção precisa ser feita com certa frequência. Os freios sofrem um grande desgaste, podendo falhar na estrada, gerando riscos ao condutor e a quem mais estiver no caminho.
O tempo de durabilidade da lona de freio varia de acordo com a frequência que ele é acionado, bem como, do peso que o mesmo carrega. Nesse caso é importante verificar as indicações do fabricante para um prazo mais assertivo.
Mesmo que as lonas de freio ainda não tenham atingido o limite da vida útil, verifique se a espessura da peça irá resistir até a próxima manutenção programada ou se existem rachaduras ao longo da superfície de atrito. Nessa etapa, também é indicado aproveitar para checar os outros componentes, como tambor e sapatas, limpar o sistema de freios e verificar se há vazamentos ou outros problemas.
Vale destacar que ao perceber sinais de desgaste excessivo, como superaquecimento, trepidação no tambor e ruídos estranhos ao frear o caminhão, é imprescindível verificar o sistema de freios e trocar a lona, mesmo que não esteja próximo da manutenção preventiva programada.
Leia mais:
História do caminhão: conheça brevemente a sua história
Viagens de longa distância: saiba como se preparar
Siga nossas redes:
Instagram
Facebook