• Até 7 dias para devolver a compra
  • Em até 6x sem juros no cartão
0
Seu carrinho está vazio :(
Blog

Viagens de longa distância: saiba como se preparar

Publicado em 03.01.2022 |
209 visualizações

Fazer viagens de longas distâncias às vezes é um problema até para os motoristas mais experientes, principalmente em viagens que acontecem no início do ano. Pensando nisso, a Heróis separou algumas dicas que irão facilitar a rotina dos motoristas.

Planejamento da viagem e rota:
Não planejar a viagem, principalmente quando diz respeito a rotas e paradas, pode ter consequências. Uma dessas consequências é o desperdício do tempo podendo envolver o atraso na entrega impossibilitando outros fretes que podem gerar bons retornos ao profissional.

Informações sobre a carga:
Cada tipo de carga possui uma legislação e suas particularidades. Ao se tratar de detalhes logísticos é importante estar antenado aos procedimentos referentes à carga e descarga dos produtos.
Esteja atento a pontos como:
● horário e local disponíveis para carga e descarga;
● documentação necessária para comprovar a entrega e o recebimento dos produtos;
● ter o contato das pessoas responsáveis por receber a carga;
● notas fiscais dos itens carregados no caminhão, para serem apresentadas nos postos de fiscalização.
Imprevistos envolvendo o descarregamento da carga podem acontecer. Por isso, atente-se aos detalhes como, por exemplo, empresas que determinam um horário específico ou demandam agendamento prévio para a descarga da mercadoria.

Cuidados com a manutenção e cuidados prévios:
Checar com antecedência o tempo de deslocamento, horário em que os itens podem ser descarregados, conferir o endereço da entrega, são cuidados importantes no momento em que se faz uma viagem de longa distância. Com essas informações, o caminhoneiro faz uma viagem mais tranquila e prática até o seu destino.
Cuidados com a manutenção do veículo também são fundamentais para que a viagem aconteça da forma como a imaginamos. Prevenir é sempre a melhor opção, por isso, esteja atento aos freios, óleo, motor, entre outros.

Atenção especial aos pneus:
Antes de dar início a qualquer viagem, analise minuciosamente a situação dos pneus. Quando eles estão em um estado ruim de preservação, as chances de acidente aumentam consideravelmente. Tenha cuidado e fique atento a eles.
Procure um especialista e providencie a calibragem, além de ajustar também o alinhamento e o balanceamento. Não se esqueça de avaliar a situação do estepe, triângulo, macaco e chaves de roda, que também devem estar em perfeitas condições, para o caso de haver algum imprevisto na estrada.

Como foi possível perceber, existem muitas coisas envolvidas no planejamento de viagens de longa distância, as quais vão muito além de conhecer as cargas, o local de destino e a rota a ser percorrida. Tanto os motoristas quanto os donos da frota podem se aproveitar de recursos e tecnologia para melhorar o tempo na estrada e chegar até os clientes no menor tempo possível.

O que achou deste post? Suas dúvidas sobre o assunto foram esclarecidas? Então, aproveite para assinar a nossa newsletter e receber todas as novidades relacionadas ao transporte de cargas e dicas para caminhoneiros!

 Aproveite e leia também:
Saúde do caminhoneiro: conheça dicas que podem ajudar a melhora-la
Siga-nos nas redes sociais:
Instagram
Facebook 

Heróis da Estrada e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.