0
Seu carrinho está vazio

O que pode comprometer a frenagem do caminhão e como evitar possíveis problemas?

pexels photo 2800121

O sistema de frenagem do caminhão é essencial para o seu funcionamento completo. Os fabricantes de carretas e automóveis estão cada vez mais aprimorando suas funcionalidades com o intuito de permitir que ele atue de forma segura e confiável para o dia a dia dos motoristas.


Por mais que pareça simples, essa parte do sistema é complexa, por tanto, conhecê-la poderá garantir uma melhor performance da sua máquina.
O sistema de frenagem vai muito além de pisar no pedal. Para que eles funcionem de forma completa, é necessário que haja uma conversão de pressão mecânica e hidráulica.

Mas afinal, o que pode comprometer o sistema de frenagem do caminhão?


Nesses casos, o próprio motorista consegue identificar quando o freio está apresentando algum problema. A atenção para esse detalhe é essencial para evitar danos maiores e agravamento do problema em questão. Conheça alguns cuidados importantes para evitar problemas no seu sistema de frenagem:

● As lonas e tambores são componentes do sistema de freio. Por isso é importante realizar com frequência a revisão. O seu desgaste pode ocasionar falhas e também superaquecer o sistema.
● Devido ao sistema de freio ser pneumático, a falha na regulação da pressão do ar exercida nele pode comprometer a frenagem. Ou seja, manter um bom funcionamento do mesmo como verificando o compressor, o elemento secador, além dos dutos do sistema, e também de fazer a drenagem da água acumulada.
● Não exceda o limite de peso previsto pela lei. Além de multa, você evita o desgaste das peças do seu caminhão.

Para tanto, tenha sempre ao seu lado uma empresa de confiança, que lhe ofereça serviços com peças de qualidade. Dessa forma, seu caminhão fica isento de problemas maiores e as suas viagens acontecem de forma mais segura.

Leia também:
Viagens de longa distancia: saiba como se preparar 

Saúde do caminhoneiro: conheça dicas que podem ajudar a melhora-la

Gostou do nosso conteúdo? Nos siga nas nossas redes sociais:
Instagram
Facebook

Heróis da Estrada e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.